segunda-feira, 22 de novembro de 2010
PROJETO BOM LEITOR
O sábado amanheceu preguiçoso, mas assim mesmo fomos ao Colégio Santo Antônio para receber uma linda homenagem dos alunos de lá.
Eles passam o ano todo mergulhados em muitos livros e agora estão concluindo esse maravilhoso projeto de leitura, PROJETO BOM LEITOR.
Como era também dia da Consciência Negra, os alunos apresentaram dança africana, os professores levaram vários personagens dos contos de fadas e pra finalizar um show de mágica que deixou a todos boquiabertos. Foi uma manhã super proveitosa com muita Paz e Bem...
Um beijo e um queijo do Racumim
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dica de leitura do Racumim
Beijinhos no papai
Ed. Fundamento
Autores - Frances watt e David Legge
Tempo de chuva é bom demais gente. Hoje fiquei “preguiçando” debaixo das cobertas lendo cada história boa por demais. Essa é a história de um pai urso com um filho manhoso. O pai da história consegue dobrar o filho e fazer-lo dormir usando inteligência, carinho e muuuuuuiiiiiiiiiiiita paciência. Igual meu pai!
Ed. Fundamento
Autores - Frances watt e David Legge
Tempo de chuva é bom demais gente. Hoje fiquei “preguiçando” debaixo das cobertas lendo cada história boa por demais. Essa é a história de um pai urso com um filho manhoso. O pai da história consegue dobrar o filho e fazer-lo dormir usando inteligência, carinho e muuuuuuiiiiiiiiiiiita paciência. Igual meu pai!
sábado, 13 de novembro de 2010
EC 16 de Ceilândia
Esse foi um dia emocionante!
As professoras da EC 16 de Ceilândia resolveram transformar a escola num lugar de leitura, onde pudesse brotar ratos de biblioteca. E foi um sucesso.
Os alunos leram e conheceram a vida e obra de vários autores e convidaram a todos eles para uma grande festa o I Café Literário.
Os autores Ìris Borges, Wilson Pereira, Vera Lúcia Dias, Rosângela Rocha, Lucília Garcez, Maria Célia e Raquel Gonçalves passaram horas muito agradáveis junto a esses alunos que fizeram entrevista, mostraram trabalhos, fizeram oficinas e prestaram muitas homenagens ao autor e ao livro, é claro.
Eu me encantei com todos os painéis, mas a história Deu rato na biblioteca ganhou um presente. Ela foi grafitada na escola. Ficou sensacional! Os professores, alunos e seus pais estavam orgulhosos por fazerem parte de uma escola onde a leitura tem seu destaque.
É isso aí, todo dia um tijolo na certeza da construção ficar pronta um dia, "Um Brasil de Leitores".
Um beijo e um queijo do Racumim
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Uma bruxa de arrepiar
Uma bruxa terrível entrou na biblioteca essa semana e tocou o terror.
Ela escreveu uma história, ganhou um concurso de histórias de terror e queria contar pra todos os alunos. Só que pra isso, a primeira coisa que ela fez foi me paralisar e tomar meu rabo. Eu fiquei esses dias todos parado em cima da mesa ouvindo a maluca contar uma história horripilante sem poder correr e nem gritar.
Foi um sufoco! Ela fez essa maldade comigo porque disse que eu falo demais. Mas, eu só tava querendo dizer pra ela que a biblioteca não era o seu lugar. Enfrentar esse medo não foi fácil...
Ela transformou nossa biblioteca num cenário pavoroso. Encheu de teia de aranha, barata, caldeirão e tudo.
Tive sorte que meu pai e minha mãe me salvaram das garras daquela malvada. Eu espero nunca mais ver aquela Maunifácia e nem ouvir mais aquela história A menina do Buraco.
Ainda tremendo de medo: Racumim
domingo, 7 de novembro de 2010
Brasília minha história, nossa história
O sábado amanheceu com uma baita chuva. Era dia de festa na EC 18 de Taguatinga e todos iriam para escola com suas famílias. Era o encerramento do projeto Brasília minha história, nossa história.
Minha mãe prometeu que todos nós iríamos, mas quando ela viu aquela chuva, já desistiu e pediu que meu pai me levasse. Meu pai ficou triste, preferia que ela fosse junto com a gente. Ele tirou o ratomóvel da garagem e fomos. Com muito custo chegamos. A escola estava cheia, mas a festa teve que acontecer no auditório e não na quadra. Ficou muito apertado.
As danças estavam lindas e houve alguns depoimentos dos apaixonados por Brasília, como a tia Lu. Teve música, dança bonita e entrega de prêmios. Era o resultado do Concurso de Literatura com 60 livros concorrendo. O Lions Clube Helen Kelen de Taguatinga foi parceiro oferecendo os prêmios de 150 reais, 100 reais e 70 reais para os seis melhores textos. Todos ganharam medalhas e certificados de participação e os vencedores levaram o prêmio em dinheiro.
Ao final da festa foi servida uma deliciosa galinhada preparada com muito carinho. Todos almoçaram e elogiaram muito. Nós não almoçamos lá. Levamos uma enorme marmita para casa porque minha mãe estava esperando com a rataiada toda...
Eu não ganhei medalhas, mas eu e meu pai Ratozão ganhamos um queijo enorme. Levamos para casa e foi uma farra deliciosa!
Um beijo e um queijo do Racumim
Colégio N. S. do Perpétuo Socorro
Aprendi a fazer queijo. É fácil!
É que lá no Colégio Perpétuo Socorro do Lago Sul a tia Rose ensina uma porção de receitas no laboratório. Desta vez,os alunos aprenderam a fazer queijo e queijadinha.
Foi muito bacana rever velhos amigos e conhecer gente nova. Minha mãe encontrou uma amiga de adolescência, a professora Miriam, as duas ficaram rindo e contando histórias, acho que elas voltaram no tempo...
A nossa amiga Dona Corujila (uma coruja de biblioteca) nos convidou para participar de um projeto muito legal chamado Letra & queijo . Os alunos leram e trabalharam com a história do livro O rato adormecido e queriam conhecer o Deu rato na biblioteca ao vivo e a cores. Que carinho!
Nós já fomos lá há dois anos e fomos recebidos como velhos amigos. Eles pesquisaram tudo sobre nossa vida e sobre nossas autoras. Fizeram desenhos lindos e ainda distribuíram doce de queijo feito por eles mesmos.
Foi surpreendente! Cada vez que visitamos uma escola, chegamos à conclusão de que a criatividade não tem fim. Já estamos curiosos para saber o que eles vão aprontar da próxima vez. Um grande abraço do Racumim
Assinar:
Postagens (Atom)