sábado, 30 de outubro de 2010

GAEEB





Hoje foi um sábado pra lá de animado no GAEEB da Escola de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Irmã, em Taguatinga Sul.
Eles comemoraram o Dia da Criança e nos convidaram. Minha mãe estava mancando um pouco, mas nós fomos...
Tinha uma porção de amigos que estudam na EC 18. Foi bom demais encontrar gente conhecida. Isso nos deixou em casa. Descobrimos que os evangelizadores fazem um trabalho bacana o ano todo e já criaram seus próprios personagens. Lá, o que não falta é gente talentosa. Eles prepararam uma linda festa com muitas atrações e com um lanche delicioso.
Eu comi bolo de queijo e cachorro quente. Penso que vamos ficar fregueses.
Adoramos a festa!
Quando saímos de lá, minha mãe continuava mancando, fomos ao hospital e ela está com uma tendinite. Agora ela vai ficar de repouso, com o pé pra cima, e eu vou ficar correndo pra lá e pra cá entregando tudo na mão dela. Já vi que vou ter um final de semana daqueles!
Um beijo e um queijo
Racumim

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Praça da Leitura em Unaí





Eu fiquei sumido por uns dias, passei uns maus pedaços. Imagine que essa chuva da semana passada inundou minha toca. Nós ficamos ilhados na biblioteca. Tivemos que sair de lá porque até meu colchão molhou todo. Eu e minha mãe aproveitamos para visitarmos uma escola legal demais. É a Escola Estadual Teófilo M. Ferreira de Unaí- MG. Lá faz muito calor, mas vale a pena, tem uns queijos deliciosos. A escola foi reformada e está um show. Minha mãe Racutia ficou encantada com os jardins e com o prédio. Eu fiquei louco com o bebedouro gigante de água gelada e com a Praça da Leitura. Eles montaram uma praça dentro da escola, com uma banca de jornal, cheia de livros pra todo rato de biblioteca se degustar. Eu não queria sair de lá.
Só que o ginásio estava lotado para nos receber. Contamos nossa história para os alunos do primeiro ao quinto ano. Tiramos fotos com todos os novos amigos. Depois de tudo isso, na cantina, as merendeiras esperavam a todos com um delicioso sorvete e pipoca. Eles estavam em festa pela semana da criança e eu e minha mãe adoramos isso. Ah! Só não gostei de não ter levado minha ratocicleta, lá as crianças vão pra escola de bicicleta e tem um enorme estacionamento só pra elas. Eu queria contar quantas tinham, mas minha mãe estava com pressa de ir embora. Ela queria chegar logo em casa pra ver se nossa toca já estava seca. Eu ficaria lá mais uns dias. Depois de tanta coisa gostosa, depois de tanto carinho, fomos pra casa sonhando com aquela linda praça... Um beijo e um queijo! Racumim

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sarau da BDB

Ontem teve sarau da Biblioteca Demonstrativa de Brasília na Feira do Livro em homenagem à Câmara Cascudo. Estava bem aconchegante e com lindas histórias e poemas. Teve o grupo Tagarela, Maristela Papa, Clara Rosa, Raquel Gonçalves e muitos outros contadores. A noite estava muito agradável e tinha uma leveza no ar. Saímos todos de lá muito felizes e já planejando o próximo sarau que será no dia 03 de novembro na BDB, na 506 sul e a Casa de Autores será homenageada. Você não pode perder! Até lá.
Racutia

terça-feira, 12 de outubro de 2010

IV Fórum Brasília Capital das Leituras


Ontem foi um dia pra lá de especial! A escritora Dinorá Couto Cançado apresentou na Feira do Livro de Brasília mais cinco projetos de leitura totalizando 30 projetos do seu trabalho, IV Fórum Brasília Capital das Leituras. Dentre eles estava o Reinventando a Biblioteca da EC 18. As professoras Raquel e Mônica Soraya receberam um kit de livros para biblioteca pelo trabalho desenvolvido. O sonho da Dinorá é fazer acontecer em Brasília festival como o de Campinas SP. Essa Dinorá não se cansa. Para ela não existe fronteira, está sempre trabalhando pelo mundo leitor.

sábado, 9 de outubro de 2010

29ª Feira do Livro de Brasília

Vocês sabiam que a abertura da 29ª Feira do Livro de Brasília aconteceu ontem à noite?

A Feira, neste ano, tem o compromisso na proteção do nosso planeta. A ABDF aderiu ao Pacto Global da ONU e os 10 Princípios, que abordam aspectos dos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Meio Ambiente e Combate a Corrupção, norteiam todas as atividades da Feira.

Nicolas Behr, é o homenageado desse ano. Ele estava muito feliz pelo reconhecimento e convidou a todos a participarem da feira, pois “sem leitor não há escritor”.

Tudo isso eu li no jornal porque ainda não fui lá. Estou louco pra ver isso de perto.
Minha mãe disse que a escritora Dinorá Couto Cançado convidou a tia Raquel e a tia Mônica da biblioteca para apresentarem o projeto Reinventando a Biblioteca nesta segunda, dia 11/10 de 10 às 12h, no Espaço do Autor. Todos vocês estão convidados a conferir.
Espero que esta Feira seja um sucesso!
Um beijo e um queijo
Racumim

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia da Criança


Dia 12 é muito especial para toda criança. Que tal levar seu filho ao SESI de Taguatinga para assistir ao espetáculo Deu rato na biblioteca? Estaremos esperando você e sua família às 14h e 30 min. A programação é variada e gratuita. Um beijo e um queijo do Racumim e da Racutia

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Santo Antônio



No Colégio Santo Antônio tudo é PAZ E BEM. Eu e minha mãe gostamos muito de ir lá. As escritoras Raquel e Célia já visitaram a escola esse ano e saíram de lá com os braços cheios de ratos de todos os modelos. Agora os alunos queriam nos conhecer de perto. A Feira do Livro esta semana está sendo animada e foi um ótimo pretexto para isso acontecer. Nós não podíamos ficar de fora, é claro. As crianças tem um espaço privilegiado de leitura e cultura. Um trabalho assim é contagiante!
Para todos vocês,
Um beijo e um queijo
Paz e Bem!
Racumim

Pais aprendendo...


Esta semana eu achei engraçado, os pais vieram a noite pra estudar... Tinha uma professora ensinando a fazer um trabalho bem bonito. Eles estavam concentrados.Eu fiquei de longe espiando tudo. As professoras Graça e Orlanda que inventaram isso . Ficou show de bola o trabalho deles. Só queria saber uma coisa, o que eles vão fazer com essa caixa tão enfeitada?
Beijos e queijos
Racumim

Eça de Queiroz

Eu e minha mãe fomos visitar a biblioteca Eça de Queiroz da 304 norte. Yes! Valeu a pena. A biblioteca é novinha, tem jardim, painel de ilustradores famosos, galeria de arte dos alunos e hoje ainda terá a PRIMEIRA NOITE NA BIBLIOTECA.
Sabe quem encontrei lá? A mãe do meu amigo Rorielson, da sala 14. O bolo de chocolate foi feito pelo Danilo, o merendeiro, os alunos adoram ele e ficaram chateados do meu avô ter roído a cueca dele.
Tudo isso só foi possível graças ao carinhoso convite das professoras Kátia e Darlene que como fadas cuidam da biblioteca, promovem projetos e estão sempre criando coisas novas pra formar leitores e tornar essa escola uma escola especial.
Nós adoramos a visita e o carinho com que fomos recebidos. Eu chupei até picolé. Pena que minha mãe não deixou eu repetir. Ficou lembrando da minha garganta... Gente, num calor desses,só minha mãe mesmo, né?
Beijos e queijos
Racumim

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

cheirinho de pipoca




Gente, esta semana eu não estou conseguindo ler meus livros mas, estou me divertindo pra caramba. Nesta segunda eu e meus amigos aqui na EC 18 brincamos muito de futebol de sabão. Na terça, foi um cheirinho de pipoca o dia todo na biblioteca. Nós assistimos um filme legal e ficamos só mastigando pipoca. Hoje foi a vez do projeto Do livro ao palco. Os alunos do quinto ano apresentaram para todo mundo da escola e para os convidados, o espetáculo Dom Chicote Mula Manca com direção da tia Célia e da Stela Papa, duas aposentadas amigas da escola. Foi muito bom. Agora amanhã eu vou correr daqui, acho que vou pra casa da vovó Ratonha. Será dia de boate e eu não sei dançar, também a música é muito alta e meu ouvido doi. Agora na sexta eu não quero perder... Festa com salgadinhos de queijo, pão de queijo, bolo, doces. Você também é convidado!
Um abraço do Racumim

sábado, 2 de outubro de 2010

Colégio Vitória Régia





As professoras Ana Paola, Priscila, Paula e suas turmas mergulharam na vida do Racumim e Racutia. Eles transformaram suas salas de aula em biblioteca e casa do Racumim. Na toca do Racumim e Racutia tinha penteadeira, geladeira, cama e é claro, livros a valer. Os alunos se envolveram com os livros Deu rato na biblioteca e Os amores de Racutia nos últimos dias. A separação dos pais foi o tema de muitas produções emocionantes e divertidas. Raquel e Célia visitaram a Feira Cultural do Colégio Vitória Régia na Vicente Pires, onde encontraram as escritoras também homenageadas Alessandra Roscoe, Clara Rosa e Elba Gomes. Nesta manhã de sábado, nem a chuva nem a falta de luz conseguiram tirar o brilho das crianças que estavam super empolgadas com seus trabalhos, autores, fantasias,medalhas e boletins...