quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Deu rato na EC 50
Hoje foi um dia pra lá de especial. Minha mãe saiu cedo pro posto de saúde com minha irmãzinha e eu tive que ir pra V Feira do Livro da EC 50, sem ela. Liguei pra tia Cris e ela pediu pra eu pegar o metrô. Fui sozinho. Foi emocionante! Quando cheguei à estação, a tia Jô estava me esperando. Eu tava todo suado porque minha mãe mandou eu ir de roupa nova. A festa estava feita a capricho, tinha rato pra todo lado. Os alunos apresentaram muitos projetos, danças, cirandas, histórias. Eu me diverti muito. A minha autora Raquel estava lá. Já a Célia não pode ir. Mas nós aproveitamos muito. Fiquei o dia todo na escola e deu tempo de ver tudo que eles fizeram. O almoço delicioso me deixou um pouco mole...
Contei até aquela história que minha mãe não gosta. Na volta, a tia Raquel me deixou em casa. Saímos de lá com os braços cheios de presentes. Minha irmãzinha melhorou e minha mãe já estava em casa me esperando com um queijinho gostoso.
Ratos de biblioteca
Os alunos da EC 18 não esquecem da gente. Dia desses, estava no meu sono de rato e acordei com o barulho de um violão tocando na biblioteca. Eram dois alunos, Anderson e Eduardo, que já estão no nono ano, lá no CETN. Eles foram nos visitar. Tia Célia estava por lá e tia Raquel resolveu chamar todos os alunos para um Recreio Artístico Especial. Foi a maior festa!
Ontem quem passou por lá foi a Thandara, ela já está na Faculdade Católica fazendo o curso de Jornalismo e resolveu voltar às origens. Fez tanta pergunta sobre a biblioteca! Acho que ela está escrevendo uma matéria. Eu achei engraçado, aqueles alunos que até outro dia eram crianças, hoje estão mostrando seus talentos e não esquecem da gente. São mesmo "ratos de biblioteca". Obrigada pelo carinho de vocês!
domingo, 26 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
André Neves no INDI
Meus amigos do terceiro ano Animal,lá do INDI, me convidaram para o Festlivro que foi super bacana. O escritor e ilustrador André Neves foi homenageado pela escola e nós tivemos a chance de encontrar com ele e bater altos papos. Ele é um cara super legal e também se mostrou um ótimo contador de histórias. O Festlivro já é uma festa tradicional e todos da escola mergulham de cabeça na vida e obra dos autores que passam por lá. Para essa festa, todos os autores já pesquisados esse ano foram convidados. Era um grupo pra lá de afinados com o INDI, que é uma escola que tem muita coisa pra ensinar e adora trocar figurinhas com ratos de biblioteca. O André Neves se sentiu em casa, a escola estava linda e os alunos fizeram até uma canção para ele. Foi de arrepiar! Semana que vem o homenageado será o escritor Hermes Bernardi Jr. também de Porto Alegre.
III FLIC UNAÍ - MG
Estamos plantando a paixão pelos livros numa terra que já é campeã em produção de grãos. Os cidadãos do município de Unaí MG estão devorando livros e leitura. A Prefeitura Municipal de Unaí, através da Secretaria Municipal de Educação com parceria da Casa de Autores de Brasília, realizou a III Feira Literária e Cultural de Unaí. Centenas de alunos das escolas públicas e particulares passaram pela feira nesta quinta e sexta-feira. Além das exposições de livros e trabalhos das escolas fizeram parte da festa oficinas de leituras com os autores: Elba Gomes,Tino Freitas, Wilson Pereira, Vera Lùcia Dias, Eduardo Loureiro, Clara Rosa, Alexandre Lobão, Àlvaro Modernell, Ìris Borges, Maria Célia e Raquel Gonçalves que é uníense e não poderia faltar. Teve muitos contadores de histórias, música, dança, teatro e lançamentos de livros.
Para minha mãe Racutia e eu que vimos nascer a primeira Feira de Livros de Unaí tudo isso teve gostinho especial. Imaginem vocês, em terras mineiras, dois ratos misturados a tantos outros amantes de queijos...
. Os pequenos leitores puderam apreciar também a exposição ENCONTRO MARCADO de Fernando Sabino. Muitos foram os parceiros para que essa bonita festa acontecesse mas, o Colégio Do Carmo cedeu um grande espaço para a exposição de trabalhos e oficinas tornando tudo muito mais agradável.
AUTORES E LIVROS
Para uma mãe de 36 filhotes como eu, não é facil ajudar neste blog, mas sempre que puder darei uma mãozinha ao meu filhote, Racumim. Ele inventa tanta coisa que quase me deixa maluca. Nesta quarta-feira ele me arrastou para Rádio Senado. A escritora Margarida Patriota nos convidou para uma entrevista. Quem quiser conferir o resultado, a entrevista irá ao ar dia 9/10 às 15h e no dia 10/10 às 9h. Aqueles que preferirem poderão acessar o site da Rádio Senado durante o mês de outubro www.senado.gov.br programa, Autores e Livros, com Margarida Patriota. Esse programa é sempre uma ótima opção para os amantes dos livros!
domingo, 19 de setembro de 2010
FICA em Planaltina
Ontem foi um dia realmente excelente. Tava uma correria doida, mas minha mãe Racutia e eu conseguimos chegar à Planaltina na hora certa para participar da Mostra Itinerante do FICA da UNB. Quando chegamos, primeiro ficamos esbabacados com a Praça do Museu. Nem parece que estávamos no DF. Os casarões da praça são antigos e dão a impressão de que estamos no interior. Quando entramos na Casa das Artes minha mãe não acreditou quando viu as tramelas das portas. Parecia coisa da sua infância. Eu queria conversar com os cupins e pedir para eles darem "um tempo".Vou ter de ensiná-los a ler também!Eles não podem destruir aquele MUSEU - aquilo é patrimônino prá mais de metro.gente!!!!!!
As crianças, jovens e adultos nos aguardavam. Contamos nossa história misturada a tantas outras histórias, algumas de mais de 150 anos atrás...
Foi emocionante ver um grupo da UNB empolgado com a arte e a cultura, ver a ex-aluna Tandara, da escola onde moro, dançando o street dance na praça e conhecer Heliane, que veio do Piauí. Minha mãe não parava de reparar aqueles senhores que usam chapéu de palha e as namoradeiras nas janelas. Fui pra casa dormindo no ratomóvel, exausto e feliz!
No rítmo de Pirenópolis
Estar em Pirenópolis é mágico. Uma cidade super charmosa de Goiás que valoriza sua cultura e tem trabalhado muito para formar leitores. As professoras Maria Célia e Raquel se vestiram de Brasilinha e Brasiléia, em comemoração aos 50 anos de Brasília, e foram partilhar com os professores de Pirenópolis formas prazerosas de trabalhar o livro e a leitura. Essa troca foi bastante proveitosa e sua grande culminância será na próxima Flipiri no início de 2011. Certamente eu e minha mãe Racutia estaremos lá. É isso aí, quem quer formar leitores não perde oportunidades e essas professoras não descansam nem no sábado...
Um dia na EC 50 do P Sul
Foi demais! Fiz novos amigos na Escola Classe 50 do P sul. Que legal, são meninos bem pequenininhos mas, desafiadores. Teve um lá, que duvidou que um rato poderia aprender a ler, ele disse: Não vai conseguir nunca! - Aquilo ficou na minha cabeça. Mas, eu não desisti. Foi muito bom aceitar o desafio desse menino.
Melhor ainda foi o aconchego daquelas professoras e da meninada que se espalha pelas sombras das enormes árvores que tem por lá. Dá pra refrescar bem o miolo de um rato que leva tanta história por aí... Eu me diverti muito e minha mãe também. Minha mãe pegou muitas receita com aquela equipe de professores que trabalham juntos numa gestão compartilhada e que fazem o maior sucesso. Obrigada a todos pelo carinho, lanchinho e amizade. Eu gostei tanto que voltarei no dia 29 para Feira de Livros. Eu não ia perder isso por nada. Prometo dessa vez levar as autoras do livro Deu rato na biblioteca. A Maria Célia e a Raquel vão adorar receber essa homenagem e ver os trabalhos que os alunos já estão preperando para esse dia. Até lá pessoal!
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Chocolate Literário
Raquel, Francisco, Solange, Regina, Geraldo e Nilva |
Alunos e Professoras do 4º ano |
O Racumim e a Racutia foram homenageados no delicioso Chocolate Literários, nesta manhã de setembro, na EC 02 de Ceilândia.
Os escritores Geraldo Lima, Solange Cianni, Regina Célia, Raquel Gonçalves e Maria Célia receberam dos alunos desta escola muita música, poesia, apresentações, presentes, histórias e é claro, muito chocolate...
Foi uma volta a infância entrar por aquele castelo e se deliciar com um primoroso trabalho idealizado pelo escritor Francisco de Assis Faos Assley e abraçado por toda comunidade da escola, que não esquece de nada pra elevar as crianças a cidadãos que valorizem a cultura e sejam ratos de biblioteca. Valeu a homenagem!
SESI
Hoje foi um dia quente no DF! Chega fiquei um pouco gripado.
Eu e minha mãe Racutia fomos ao SESI de Taguatinga. Tinha muita gente lá, novos e velhos amigos como o Guilherme e a Isabela. Foi muito boa essa aula diferente que as crianças tiveram. O SESI quer promover mais encontros da Escola com a Cultura.
Essa tia Marta inventa muita coisa bacana!
sábado, 4 de setembro de 2010
Palco Especial - Escola Parque 308 sul
Já vivemos muitas emoções, mas pisar um palco que já é tombado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do DF foi muito especial.
Minha mãe ficou enxugando os olhos enquanto eu conheci cada cantinho dessa Escola Parque que já realizou e ainda realiza muita coisa boa.
Só mesmo uma professora muito carinhosa como a Godóia para lembrar de nos convidar. Adoramos esse dia que ficará para sempre no nosso coração. Obrigado a todos alunos, professores, funcionários e a Glorinha!
Minha mãe ficou enxugando os olhos enquanto eu conheci cada cantinho dessa Escola Parque que já realizou e ainda realiza muita coisa boa.
Só mesmo uma professora muito carinhosa como a Godóia para lembrar de nos convidar. Adoramos esse dia que ficará para sempre no nosso coração. Obrigado a todos alunos, professores, funcionários e a Glorinha!
Racumim na Bienal de SP
Eu nadei de braçada em meio a tanto livro...
A Bienal de SP foi um paraíso pra rato de biblioteca. Minha mãe não foi, mas a tia Raquel cuidou direitinho de mim. Eu e ela contamos aos professores de SP tudo que é feito na EC 18 Taguatinga pra fazer criança gostar de ler. Foi uma troca legal. Também conversei com tantos autores, li muitos lançamentos, conheci muita gente e ainda tive tempo pra provar das delícias de SP. De tudo, o que mais gostei foi conhecer a Bibliteca de São Paulo que foi construida no antigo Carandiru, antiga Casa de Detenção de São Paulo. Ela é fabulosa! Ah! O museu da Lingua Portuguesa também é um lugar que todos vocês devem visitar.
Arniqueira
EC 20 de Ceilandia
Assinar:
Postagens (Atom)